Os meses das campanhas de saúde são oportunidades de comunicar e conscientizar os colaboradores de uma maneira eficiente e didática. Aproveite os temas e contribua para a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários e para a manutenção financeira do plano de saúde da sua empresa.
De janeiro a dezembro, o calendário de saúde ganha cores para nos lembrar a importância da conscientização e da prevenção de diversas doenças. A cada mês, uma campanha de saúde é associada a uma cor e diferentes instituições médicas, organizações e empresas se unem em um laço único pela saúde de todos. Esta tem sido uma estratégia eficiente para promover a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.
Neste artigo, você irá conferir:
Você certamente conhece as campanhas de saúde Outubro Rosa e Novembro Azul. O que elas têm em comum? São associadas à cores e meses, com o objetivo de chamar a atenção para o autocuidado e a prevenção de dois dos mais recorrentes tipos de câncer que acometem mulheres e homens, respectivamente: o câncer de mama e o câncer de próstata. Essas são campanhas já consolidadas e ótimos exemplos de como essa associação tem sido uma ferramenta eficaz para que as pessoas tenham conhecimento das patologias e possam proteger a sua saúde, seja com um diagnóstico precoce, que aumentam as chances de cura diante de um tratamento adequado, ou com a prevenção. E isso não apenas nos meses em que são trabalhadas, as informações reverberam no ano todo.
É importante ressaltar que essas campanhas devem ser compostas por informações seguras e que contam com o apoio de especialistas. Isso é fundamental, visto que a saúde é a maior preocupação de um a cada quatro brasileiros, segundo o último Panorama Político realizado pelo DataSenado. Por outro lado, de acordo com uma pesquisa feita pelo Google, 26% da população usa a busca na internet como primeira fonte de informação em casos de problemas de saúde, o que pode trazer riscos, dependendo da fonte escolhida para consumo das informações. Portanto, as campanhas são uma forma eficiente de disseminar conteúdos de qualidade e que farão a diferença na prevenção e no cuidado com a saúde.
A escolha de qual doença será o tema de cada mês é feita, geralmente, por instituições de saúde, mas também pode surgir a partir de histórias de superação de alguma pessoa ou, ainda, como um exemplo que não deve ser repetido, como o que causou o surgimento da campanha Setembro Amarelo, que previne casos de suicídio.
Apesar das campanhas realizadas em setembro, outubro e novembro ganharem destaque, temos um calendário anual repleto de temas para trabalhar a prevenção de várias doenças que precisam da nossa atenção.
Embora não haja um calendário oficial de campanhas de saúde, temos assuntos para serem trabalhados todos os meses, alguns até representados por mais de uma cor.
Janeiro Branco: Saúde Mental
Incentivo ao cuidado com a saúde mental.
Janeiro Roxo: Hanseníase
A doença é contagiosa e cercada de estigmas.
Fevereiro Laranja: Leucemia
Tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos. A campanha também incentiva a doação de medula óssea.
Fevereiro Roxo: Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus
As doenças não têm cura, mas é possível ter conforto e qualidade de vida com o tratamento adequado.
Fevereiro Verde: Câncer de Vesícula Biliar
Tumor mais frequente do aparelho biliar, esse tipo de câncer é de difícil diagnóstico.
Março Azul: Câncer de Intestino
Também chamado de câncer colorretal, a doença engloba tumores do intestino grosso (cólon e reto) e ânus.
Março Lilás: Câncer de Colo de Útero
Esse tipo de câncer é o terceiro mais frequente na população feminina.
Março Vermelho: Câncer de Rim
A doença afeta os rins e apresenta sinais, como sangue na urina e dores abdominais.
Abril Azul: Autismo
A proposta é conscientizar as pessoas acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e tem como objetivo informar e derrubar barreiras e preconceitos a respeito do TEA.
Abril Azul-claro: Câncer de Esôfago
A doença ocorre, em geral, após os 50 anos e é mais prevalente em homens.
Abril Lilás: Câncer de Testículo
A doença atinge homens em idade reprodutiva, entre 15 e 50 anos, e o autoexame é importante para o diagnóstico precoce.
Abril Verde: Segurança e Saúde no Trabalho
A campanha incentiva a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Maio Amarelo: Segurança no Trânsito
A campanha é um movimento de conscientização para reduzir acidentes de trânsito e torná-lo seguro para todos.
Maio Vermelho: Hepatite
A doença é uma inflamação do fígado e pode ser silenciosa.
Maio Roxo: Doenças Inflamatórias Intestinais
As doenças inflamatórias intestinais não têm cura e as mais comuns são a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.
Maio Cinza: Câncer de Cérebro
A doença pode apresentar sinais, como dores de cabeça constantes e alterações de funções neurológicas.
Junho Laranja: Anemia e Leucemia
A campanha alerta para a prevenção e tratamento das doenças, que afetam o sangue.
Junho Preto: Câncer de Pele Melanoma
Esse é o tipo mais grave de câncer de pele e é mais frequente em adultos de pele branca.
Junho Vermelho: Doação de Sangue
A campanha incentiva a doação de sangue, ato que pode salvar vidas.
Julho Amarelo: Hepatites virais
As doenças afetam o fígado e são causadas por vírus, classificados pelas letras A, B, C, D e E.
Julho Amarelo: Câncer Ósseo
A campanha alerta para a conscientização de tumores ósseos, que podem ter sinais, como dor, inchaço e nódulos no local da dor.
Julho Verde: Câncer de Cabeça e Pescoço
Os tumores de cabeça e pescoço podem atingir boca, tireóide, garganta, laringe, faringe, traqueia, paratireóide e região sinonasal.
Julho Rosa, Verde e Roxo: Câncer de Bexiga
Os tumores na bexiga são mais comuns nos homens e podem não apresentar sinais na fase inicial.
Julho Verde-escuro: Câncer Ginecológico
O câncer ginecológico pode atingir o colo do útero, endométrio, ovário, vulva e vagina.
Agosto Branco: Câncer de Pulmão
A doença tem o tabagismo como principal causa e sintomas, como tosse persistente, escarro com sangue e dor no peito.
Agosto Dourado: Aleitamento Materno
A campanha incentiva a amamentação, ato que contribui para a saúde de mães e bebês.
Agosto Laranja: Esclerose Múltipla
Doença autoimune, a esclerose múltipla não tem cura e apresenta sintomas, como fadiga e problemas de visão e motores.
Agosto Verde-claro: Linfoma
Esse é um tipo de câncer que afeta os linfócitos, células responsáveis pela proteção do corpo contra infecções e doenças.
Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio
Campanha internacional de prevenção ao suicídio e conscientização da população sobre os fatores de risco.
Setembro Dourado: Câncer Infantojuvenil
Os tipos mais comuns em crianças, adolescentes e jovens adultos são leucemias, tumores do sistema nervoso central e linfomas.
Setembro Verde: Doação de Órgãos
A campanha incentiva a doação de órgãos, ato em que um único doador pode salvar várias vidas.
Setembro Vermelho: Doenças Cardiovasculares
As doenças do coração e dos vasos sanguíneos são as principais causas de morte no Brasil.
Setembro Roxo: Fibrose Cística
Doença genética, a fibrose cística afeta, principalmente, o pulmão e o sistema gastrointestinal.
Setembro Roxo: Câncer de Pâncreas
De difícil detecção, o câncer de pâncreas é um dos tipos mais agressivos e tem uma alta taxa de mortalidade.
Outubro Rosa: Câncer de Mama
Esse é o tipo de câncer que mais causa mortes em mulheres e o risco de desenvolvê-lo é maior a partir dos 50 anos.
Novembro Azul: Câncer de Próstata
Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e é silencioso em sua fase inicial.
Novembro Azul: Diabetes
O diabetes é uma doença crônica e é dividida em tipo 1, tipo 2 e gestacional.
Novembro Vermelho: Câncer de Boca
O tumor pode afetar lábios e estruturas da boca, como gengiva, bochecha, céu da boca, língua e a região embaixo da língua.
Dezembro Laranja: Câncer de Pele
Esse é o tipo mais frequente no Brasil e é classificado em melanoma e não melanoma.
Dezembro Vermelho: HIV/ISTs
Campanha de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, HPV, herpes genital e sífilis.
O calendário anual de campanhas de saúde é uma maneira simples, didática e efetiva para falar sobre saúde com seus colaboradores. Por isso, integrá-lo às ações de Comunicação Interna da sua empresa pode trazer diversos impactos positivos.
Por meio das campanhas, e da educação em saúde que elas promovem, os colaboradores podem cuidar da saúde adequadamente. Com conhecimento e recursos oferecidos pelo plano de saúde, todos adoecem menos ou, caso ocorra, têm a possibilidade de diagnóstico precoce. Um outro ponto positivo das campanhas é que elas podem incentivar o uso consciente da assistência médica, já que os temas trabalhados colaboram para a manutenção da saúde por meio de atitudes preventivas, os beneficiários recorrerão aos recursos visando mais a saúde do que o tratamento de enfermidades já instaladas.
Para além dos temas definidos para cada mês e cores das campanhas anuais de saúde, é possível personalizar o calendário de acordo com as necessidades e o perfil do seu time de colaboradores. Assim, as campanhas da sua empresa ganham mais objetividade e resultados ainda melhores no cuidado com a qualidade de vida e o bem-estar da equipe, impactando também na produtividade e no clima organizacional.
Agora que você já conferiu a importância do calendário anual de campanhas de saúde para promover uma vida mais saudável para os seus colaboradores e a possibilidade de o personalizar, conforme o perfil do seu time, é hora de pensar em como colocar em prática. Para isso, você pode contar com a sua corretora do plano médico e seu time multidisciplinar, além de envolver os membros da sua empresa para viabilizar as iniciativas e conquistar resultados!
Torne cada colaborador um protagonista da sua saúde e um agente de mudanças dentro e fora do trabalho. Promova mudanças de comportamento, com a manutenção adequada da saúde e o uso consciente dos recursos da assistência médica.
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